Lançada a Fundação Bichoterapia
Ocorreu na noite desta terça-feira, 30, o lançamento da Fundação Bichoterapia. As patronesses da iniciativa são Leonor Kluber, Goreti Pereira, a Ouvidora Substituta do MP Julia Ilenir Martins e a Assistente da Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos Walderez Pereira.
Em seu discurso durante a cerimônia, ocorrida no Palácio do MP, a Presidente da Fundação, Procuradora de Justiça Maria Waleska Trindade Cavalheiro, ressaltou que o dia concretiza um sonho de vida. “Se quiserem aprender a amar, comecem pelos animais, eles são mais sensíveis”, disse a Procuradora, ao citar George Ivanovich Gurdjieff. O principal foco de atuação da entidade será a terapia assistida por animais.
A Procuradora de Justiça também destacou a atuação do Ministério Público gaúcho na defesa dos animais, em especial a ação civil pública ajuizada para proibir a coleta de resíduos por veículos de tração animal, bem como a interlocução junto ao Governo do Estado para a criação da Delegacia Especial de Defesa Animal.
Conforme Maria Waleska, a bichoterapia é uma atividade que tem como objetivo integrar seres humanos e animais em contextos terapêuticos que abrangem visitas, entretenimentos e momentos de lazer e, igualmente, durante a realização de exames e a manutenção dos pacientes em aparelhos. Esta ideia se consolida no projeto conhecido como Atividade Assistida por Animais - AAA. Esta terapia é também chamada de 'pet terapia' e 'zooterapia'.
São apoiadores da ONG o Ministério Público, AMP/RS, a Escola Superior do MP, a Rede Social do Sesi, bem como empresas e pessoas físicas.
PRESENÇAS
Representando o Procurador-Geral de Justiça, esteve presente ao ato de lançamento o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Paulo Emilio Jenisch Barbosa. Também participaram o Secretário-Geral do MP, Benhur Biancon Junior, a Vice-Presidente da AMP, Martha Beltrame, o Presidente da FMP, David Medina da Silva, Promotores e Procuradores de Justiça, o Desembargador Carlos Caníbal, entre outras autoridades.
Ouça aqui a Rádio MP.