Promotora realiza vistoria no Rio Taquari
Na tarde de sexta-feira, 15, a Promotora de Justiça Andrea Almeida Barros, que preside o Inquérito Civil Regional que trata do Projeto de Recuperação do Corredor da Biodiversidade do Rio Taquari, mais conhecido como Corredor Ecológico do Rio Taquari, realizou vistoria das margens do rio, juntamente com equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Estrela.
Em duas horas de navegação pelo Rio Taquari, foi analisada a margem que pertence ao município de Estrela até o limite com Colinas, bem como a de Lajeado e Arroio do Meio. O barco utilizado foi doado ao município de Estrela por uma empresa privada através de um Termo de Ajustamento de Conduta.
Conforme a Promotora, onde o projeto já foi implementado, percebe-se a recuperação da mata ciliar e a proteção do barranco do rio. “Por outro lado”, conta, “vislumbramos a necessidade de uma pronta atuação para tentar recuperar a margem oposta em determinados lugares”.
O projeto abrange 14 municípios e está em fase de fiscalização dos TAC's firmados anteriormente. Os ainda não firmados estão sob análise.
Participaram da fiscalização, além da Promotora, o Assessor Jurídico Fabiano Radavelli, a estagiária do Corredor Ecológico, Daniela Bruxel, e, pelo Município, o Secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein e o Biólogo Emerson Musskopf.