Termo de ajustamento possibilita construção de torre de observação no Banhado dos Pachecos
Em decorrência de pagamento de multa no valor de R$ 100 mil, correspondente a termo de ajustamento de conduta celebrado entre uma empresa e a Promotoria de Justiça Especializada de Viamão, foi construída uma torre de observação na unidade de conservação de proteção integral Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos.
Conforme a Promotora de Justiça Anelise Grehs Stifelman, responsável pela firmatura do acordo, "a multa aplicada foi em razão de descumprimento de obrigação de não fazer consistente no lançamento de efluentes em desacordo com as normas ambientais". Ela destaca que a estrutura foi construída junto à Sede Administrativa da Unidade, localizada no município de Viamão, e será de grande utilidade nas ações operacionais.
“A importância da torre de observação é justamente no sentido de viabilizar uma fiscalização de focos de incêndio, para que sejam imediatamente contidos, e também para a observação da fauna, para o trabalho de inúmeros pesquisadores de várias universidades de todo o Brasil que aportam na unidade de conservação objetivando aprofundar seus conhecimentos em relação à fauna silvestre da região”, explica a representante do Ministério Público.
A estrutura possui 15 metros de altura e permite a visão panorâmica de quase toda a área da unidade de conservação.
Ouça aqui a Rádio MP.