Vacaria: MP e Secretaria do Meio Ambiente lançam campanha para destinação de lâmpadas fluorescentes
Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Promotoria de Justiça Especializada de Vacaria está promovendo o projeto “Dezembro Verde”, com campanhas sobre a destinação dos resíduos sólidos e especialmente para comemorar o acordo realizado com as empresas locais para a correta destinação das lâmpadas fluorescentes.
O acordo foi possível após instigação do MP à Prefeitura Municipal sobre a necessidade da destinação correta das lâmpadas. A partir disso, foram realizadas diversas reuniões para entabular o acordo de destinação para 2015.
Porém, conforme o Promotor de Justiça Luis Augusto Gonçalves Costa, sabedores de que há uma passivo a ser destinado adequadamente, foi programado para os dias 20 e 21 de dezembro o recolhimento total dessas lâmpadas que se encontram nas residências e empresas.
O Promotor afirma que com o acordo fecha um ciclo da destinação de resíduos em Vacaria. “Há dez anos foi eliminado o lixão existente e o aterro sanitário passou a funcionar em perfeitas condições, após instigação ao Poder Público e participação do MP”, ressalta. Houve a destinação correta das embalagens agrotóxicas, entulhos da construção civil, pneus, pilhas, baterias, óleo de fritura e eletroeletrônicos. “Agora temos que aprimorar essas cadeias já formadas e executar plenamente em 2015 todo o Programa RESsanear do MPRS”, afirma Costa.