Ministério Público apoia parceria para restauração de 12 monumentos do Parque da Redenção
Ocorreu nesta segunda-feira, 28, no Teatro do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RS (Sinduscon-RS), a assinatura do Termo de Convênio entre o Sindicato, a Prefeitura de Porto Alegre e duas empresas privadas para a restauração de 12 monumentos do Parque Farroupilha (Redenção). O Ministério Público, apoiador do projeto, foi representado pelo Secretário-Geral, Alexandre Saltz, e pela Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan. Firmaram o documento o Presidente do Sinduscon, Ricardo Antunes Sessegolo, o Coordenador da iniciativa, Zalmir Chwartzmann, e o Vice-Prefeito, Sebastião Melo.
Os monumentos que receberão as intervenções são: Cabeça de Chopin; Monumento a Carlos Gomes; Homenagem a Beethoven; Busto de Annes Dias; Busto de Licínio Cardoso; Busto de Sammuel Hahnemann; Os Lusíadas, Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo; Coluna Brasileira; Obelisco da Comunidade Sírio-libanesa; Obelisco da Comunidade Israelita e Monumento ao Expedicionário.
Em sua saudação, o Secretário-Geral do MP, Alexandre Saltz, reiterou a importância da proposta em resgatar a ocupação dos espaços públicos. “Além de haver a necessidade de políticas públicas acompanharem o projeto, é preciso que tenhamos a consciência de que esse espaço é de todos e que não concordamos com essa usurpação”, pontuou. Por sua vez, a Promotora de Justiça Ana Marchesan afirmou que o vandalismo está em ascensão. “Hoje, não são só as pichações, mas também são arrancados pedaços dos monumentos; foi feita uma vistoria em desmanches da cidade para procurar essas partes, que são comumente vendidas”, relatou.
O Vice-Prefeito Sebastião Melo cumprimentou a atuação da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente para a construção de uma cidade melhor. “Você conta a história de uma cidade através de seus monumentos; temos que fazer o cercamento eletrônico da Redenção, por meio de câmeras de monitoramento, para proteger nosso patrimônio cultural”, frisou.
Também fazem parte do projeto atividades musicais gratuitas e o lançamento de um livro.
Ouça aqui a Rádio MP.