Procuradora de Justiça profere palestra sobre Redes Ambientais no Quênia
A Procuradora de Justiça Sílvia Cappelli proferiu palestra, no dia 24 de junho, no Global Symposium on the Environmental Rule of Law, em Nairobi, no Quênia, durante a Primeira Assembleia Ambiental do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA.
Após a palestra, a Procuradora de Justiça recebeu do Coordenador da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Achim Steiner, correspondência saudando sua participação no Global Symposium on the Environmental Rule of Law.
Sílvia Cappelli estava entre os 16 expositores convidados e representou a Rede Latinoamericana do Ministério Público Ambiental, do qual é coordenadora. A Procuradora abordou o trabalho realizado pela rede.
Em seu painel também foram expositores o Presidente da Corte do Leste da África (Kenya), a representante do Departamento de Meio Ambiente dos EUA, o Presidente da Corte Suprema de Bangladesh e o Inspetor Geral de Polícia de Serra Leoa.
A discussão teve a finalidade de encontrar meios de aprimoramento para a tutela do meio ambiente. Entre as soluções inovadoras está o trabalho em Rede, tal qual é desenvolvido pela Rede Latinoamericana de MP Ambiental.
Os principais temas do Simpósio foram o acesso à Justiça, à informação e a participação popular em temas ambientais e combate à criminalidade ambiental.
Participaram como palestrantes também representantes da Interpol, da Convenção Cites, o Procurador-Geral do Quênia e Juízes das Cortes Constitucionais da Bélgica, da Índia e Benin, além de Ongs internacionais.
Foram convidados a participar do evento cerca de 150 representantes de países de todo o mundo.
Ouça aqui a Rádio MP.