Rio Gravataí: reunião delibera ações para o monitoramento da qualidade da água
Um grupo de trabalho formado irá avaliar a qualidade da água em diversos pontos do Rio Gravataí. Essa foi uma das deliberações de reunião do Promotor de Justiça Daniel Martini, designado para atuar nos assuntos regionais em matéria ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, com diversos Secretários Municipais da região.
Durante o encontro, que também contou com a participação de integrantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o Promotor relatou que a situação da poluição do rio é extremamente preocupante. “Precisamos buscar uma solução consensuada, com um trabalho realizado de forma conjunta, sem imposições”, analisou. Uma primeira vistoria, para avaliação da qualidade dos recursos hídricos ao longo de todo o percurso do Rio Gravataí, será realizada nos próximos meses. A análise da água será realizada no laboratório da Corsan.
Ainda foi tratado na ocasião o monitoramento permanente da qualidade da água do Rio Gravataí. Os Municípios devem se manifestar sobre como será operacionalizada a participação das Prefeituras da Bacia Hidrográfica neste processo. Integraram a reunião Secretários Municipais de Viamão, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí, Alvorada e Santo Antônio da Patrulha.
Numa próxima fase, o Promotor buscará, com o auxílio dos Municípios e de entidades, a restauração dos corredores ecológicos de todos os arroios contribuintes do Rio Gravataí, com a vistoria de técnicos municipais e a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta com proprietários, para a recuperação de áreas de proteção permanente em matas ciliares.
Ouça aqui a Rádio MP.