MP e Secretaria da Cultura lançam campanha de Proteção e Valorização de Monumentos Públicos
A Coordenação da Memória Cultural, da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, lança, neste sábado, 17, campanha de Proteção e Valorização de Monumentos Públicos.
A apresentação do projeto será às 10h30min, no Parque Farroupilha, em frente ao Monumento ao Expedicionário (Av. José Bonifácio), com apresentação de banners que mostram a depredação de marcos artísticos localizados em espaços públicos de Porto Alegre.
Um pouco antes, às 10h, será devolvida à cidade escultura do artista Gilberto Pegoraro, instalada na esquina das avenidas Paulo da Gama e Osvaldo Aranha em 1967. A obra, um dos principais monumentos abstratos apresentados ao ar livre, foi restaurada com recursos obtidos por meio de Termo de Compromisso de Ajustamento firmado pelo MP com uma construtora que causou dano ambiental.
O trabalho de restauração foi coordenado pela Arquiteta Verônica di Benedetti e incluiu recuperação, consolidação da estrutura e limpeza do monumento, que sofreu danos provocados pela passagem do tempo, manutenção inadequada, pichações e depredações.