Definido enquadramento de rios e arroios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos
Está concluída a “fase B” do processo de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Em sessão plenária realizada na semana passada, sob acompanhamento da Promotoria Regional da Bacia do Rio dos Sinos, o Comitesinos definiu o enquadramento do Rio Areia (São Francisco de Paula/Rolante) e dos arroios Sapucaia, Caraá, Estância Velha/Portão, Peri, Pampa e Luís Rau (estes três últimos em Novo Hamburgo).
Em 2002, já haviam sido enquadrados o Rio dos Sinos (calha principal) e os rios Paranhana, Rolante e Rio da Ilha.
A plenária acolheu as sugestões da empresa consultora, baseada nas manifestações das comunidades que residem junto aos cursos d´água, definindo metas de qualidade das águas superficiais, considerando os usos previstos para cada trecho, a partir de uma avaliação da situação atual de seus recursos hídricos.
Segundo a Promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, com designação excepcional para atuação na Bacia Hidrográfica, “encerrado o processo de enquadramento, dá-se início à ‘fase C’ do Plano de Bacia, na qual será definido o plano de ação para sua implantação, além dos critérios de outorga e cobrança pelo uso da água”.