Capital inaugura Central de Reciclagem de Resíduos da Construção
A primeira grande Central de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil de Porto Alegre foi inaugurada nesta terça-feira, 26, na Lomba do Pinheiro. A reutilização dos resíduos reduz o impacto ambiental causado pela extração de recursos naturais, diminui a quantidade de resíduos enviados para aterro, atende de forma sustentável a demanda de brita e é a alternativa correta para o descarte dos resíduos.
O Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital Alexandre Saltz representou o MP no lançamento. Em 2012, foi assinado um acordo judicial entre Ministério Público e a empresa Pedraccon Mineração, na Prefeitura de Porto Alegre, para a recuperação de uma área degradada na Lomba do Pinheiro. O local era uma antiga pedreira comprada pela empresa, que assumiu o passivo ambiental e implantou o Centro de Recebimento e Reciclagem de Resíduos da Construção Civil.
Além de resolver o passivo ambiental decorrente de atividade de mineração no Morro da Pedreira e recuperar a cova aberta devido à mineração, a Central transformará resíduos inertes em brita. O material é essencial para o desenvolvimento social, desde a construção de novas moradias, escolas, hospitais, aeroportos e universidades, às praças, rodovias, avenidas, pontes e viadutos.
O Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, destacou a importância da parceria entre a empresa, o MP e a cidade, que garante sustentabilidade. “É um dia histórico para a capital gaúcha, que agora possui local e tratamento adequado para os resíduos da construção civil. É uma ação pioneira no Sul do Brasil, de responsabilidade compartilhada”, afirmou Fortunati.
O evento contou com as presenças do Vice-Prefeito da Capital, Sebastião Melo; do Diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu), André Carús; do Secretário Municipal de Obras e Viação, Mauro Zacher; e da representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Chefe da Equipe de Controle do Comércio e Prestação de Serviços, Engenheira Química Ana Paola Nunes.