Denunciados estudantes que invadiram e depredaram Prefeitura de Rio Grande
A Promotoria de Justiça Especializada de Rio Grande, que possui atuação regional para Probidade Administrativa para a Região Sul, denunciou seis estudantes pela prática de crime contra o patrimônio cultural. Em 11 de julho de 2013, eles invadiram e ocuparam a Prefeitura Municipal de Rio Grande, que é um bem tombado pelo Patrimônio Histórico.
A INVASÃO
No dia dos fatos, os estudantes estavam na frente da Prefeitura, juntamente com outras pessoas, com o objetivo de realizar ato reivindicatório. Em seguida, colocaram em prática a invasão e ocupação do prédio, forçando a porta até ela ser rompida.
Imagens gravadas no local mostraram os atos praticados pelos estudantes e foram fundamentais para a denúncia do MP, firmada pelo Promotor de Justiça José Alexandre da Silva Záchia Alan. Elas mostram alguns dos denunciados arrombando a porta aos pontapés e utilizando uma catraca para rompê-la.
Como o delito praticado tem como pena mínima um ano e os denunciados não são alvo de processo criminal em curso nem figuram como reincidentes, o Ministério Público propôs a suspensão condicional do processo, mediante a aceitação de não se afastarem da Comarca por 15 dias, apresentação em Juízo e prestação de serviços à comunidade.