IV Semana Interinstitucional do Meio Ambiente discute Gestão Socioambiental
Organizada pelo Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (Gisa), a IV Semana Interinstitucional do Meio Ambiente foi aberta nesta quinta-feira, 6, no auditório Romildo Bolzan, no Tribunal de Contas do Estado. Na edição deste ano, os palestrantes abordaram a “Gestão Socioambiental Estratégica nas Instituições”, discorrendo sobre temas como planejamento estratégico e gestão ambiental, responsabilidade socioambiental, educação ambiental, consumo sustentável e consumo consciente.
O Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre Alexandre Saltz representou o MP na cerimônia de abertura. O Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, destacou o papel da Rede de Cooperação Interinstitucional Socioambiental – GISA, com a assinatura de um termo de compromisso em 2010, que sempre teve como objetivo unir esforços direcionados em ações socioambientais. "Naquela época contávamos com sete instituições, além do Tribunal de Contas", relembrou o Presidente, “hoje somos 13 parceiros e esperamos que no futuro mais gente venha participar desta Rede”.
A atividade foi aberta com o Coro do TCE que fez duas apresentações de músicas indígenas intercaladas com sons da natureza. Durante as palestras, foram debatidos alguns dos elementos que compõem necessariamente o processo de gestão ambiental de uma entidade: responsabilidade socioambiental, compras sustentáveis e educação ambiental.
Também estiveram presentes na mesa de abertura do evento a Juíza Cíntia Teresinha Buralde Mua, do Tribunal de Justiça; a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargadora Elaine Macedo; o Juiz Auxiliar da presidência e Coordenador da Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região, Roberto Teixeira Siegmann; o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Ivan Sergio Camargo dos Santos; o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, João Carlos de Carvalho; o Procurador-Geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o Corregedor-Geral e Presidente da Comissão Gestora do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz Fernando Guerreiro de Lemos; a Procuradora-Adjunta Fernanda Ismael, do Ministério Público de Contas, e representando a Ordem dos Advogados do Brasil RS, Marília Longo do Nascimento.