Reunião do Corredor Ecológico do Rio Taquari ocorreu no município de Santa Tereza
Aconteceu nesta terça-feira, 30, a primeira reunião-trabalho do Projeto do Corredor Ecológico do Rio Taquari no Município de Santa Tereza. O encontro contou com a participação da Coordenadora da Rede Ambiental Taquari-Antas, Promotora de Justiça de Estrela Mônica Maranghelli de Avila; do Promotor-Assessor da Subprocuradoria para Assuntos Institucionais, César Luís de Araujo Faccioli; e do Promotor de Justiça de Bento Gonçalves, Élcio Resmini Meneses.
A reunião teve como finalidade a apresentação do projeto e seus resultados até o momento, bem como o detalhamento do projeto-piloto de extensão do Corredor Ecológico para os afluentes no Município de Santa Tereza.
Na oportunidade, ainda foram debatidas novas metas do projeto dentre as quais se destacam a criação de lei municipal implantando o Projeto do Corredor Ecológico do Rio Taquari como política pública de Meio Ambiente; a criação de programas municipais de Educação Ambiental voltados ao projeto; a criação de leis de incentivo ambiental; a organização do uso público de acesso Rio Taquari nos municípios da Rede Ambiental; e a instituição de Consórcio entre os 13 municípios integrantes da Rede.
Mônica Maranghelli de Avila ressaltou durante o evento que o Rio Taquari é um patrimônio ambiental e cultural. “Não existe desenvolvimento sem a preservação dos recursos naturais. É necessário que a comunidade e o Município busquem maneiras de proteger o Meio Ambiente com cuidados especiais com a água”, sustentou.
Por sua vez, César Luís de Araujo Faccioli afirmou que o Projeto do Corredor Ecológico do Rio Taquari “é case de destaque, um elogio a visão preventiva e cooperativa que precisamos ter”.
O Promotor de Justiça de Bento Gonçalves, Élcio Resmini Meneses, também disse que o projeto mostra “como podemos atuar em conjunto. Para trabalhar em rede é necessário diálogo, verificando limites e esforços possíveis”.
Também participaram do encontro o Prefeito de Santa Tereza, Diogo Segabinazzi Siqueira; gestores municipais e operadores regionais do manejo de águas.