Projeto Revitalização dos Rios de Erechim vence prêmio ambiental nacional
O Projeto Revitalização dos Rios de Erechim, executado pela ONG Eloverde com apoio das Promotorias de Justiça Especializada e Criminal de Erechim, é o grande vencedor do Prêmio ANA - Agência Nacional de Águas/2012, na categoria Organização Não-Governamental. O resultado foi conhecido na noite de quarta-feira, 5, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília.
Na solenidade foram reconhecidas iniciativas que apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Neste ano a premiação teve o recorde de 363 projetos inscritos em oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. O recorde anterior era de 286 participantes na edição de 2010.
O PROJETO
Lançado em 2010, o Projeto Revitalização dos Rios de Erechim foi desenvolvido em 19 etapas. As ações incluíram o diagnóstico da situação dos rios Tigre, Suzana e Dourado na abrangência do Município, educação ambiental com conscientização da comunidade e limpeza dos mananciais. A iniciativa conta desde o início com apoio do Ministério Público através do Promotor de Justiça Ambiental, Maurício Sanchotene Aguiar, e, também, do Promotor Luciano Vaccaro, à época responsável pela matéria de execução penal. O projeto contou com a prestação de serviços à comunidade por apenados.
De acordo com o Promotor de Justiça Maurício Sanchotene de Aguiar, com atuação na área ambiental na Comarca, a iniciativa fez a cidade tornar-se referência para a região. Segundo ele, é importante também viabilizar a permanência de ações de educação ambiental na comunidade. Anteriormente, o ineditismo da iniciativa gaúcha foi reconhecido também pelo Ministério do Meio Ambiente, que premiou o projeto com o reconhecimento “Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas”.