Audiência Pública discutirá destinação do "lixo" em Porto Alegre
O Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul realizam na segunda-feira, 26, às 18h, a Audiência Pública “A destinação do ‘lixo’ em Porto Alegre e a perspectiva da incineração”. O objetivo é permitir que a sociedade tenha conhecimento das propostas e ideias sobre a destinação dos resíduos na Capital.
Os debates vão acontecer no Auditório do MP (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). Representantes do MP/RS, do MPT, da Prefeitura de Porto Alegre e do Movimento Nacional dos Catadores e Materiais Recicláveis serão alguns dos participantes da Audiência Pública.
“A Política de Resíduos Sólidos brasileira levou 20 anos para ser debatida e aprovada e considerou não só a necessidade da proteção ambiental na forma como tratamos nossos resíduos, mas privilegiou a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, além da economia dos recursos públicos. Precisamos ouvir a comunidade técnico-científica, acadêmica, juristas e catadores de materiais recicláveis sob pena de ficarmos depois lamentando retrocessos, notadamente ambientais e sociais”, afirma a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MP (Caoma), Procuradora de Justiça Marta Leiria Leal Pacheco.