Ampliado projeto de restauração dos corredores ecológicos do Rio Gravataí
O Ministério Público e o Município de Viamão firmaram termo de cooperação na manhã desta quarta-feira, 5, nos autos de Inquérito Civil Regional que objetiva a restauração dos corredores ecológicos do Rio Gravataí e afluentes. O acordo foi assinado pela Promotora de Justiça Anelise Grehs Stifelman, Coordenadora da Rede Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, e pelo Prefeito Alex Sander Alves Boscaini.
Na ocasião, o Município comprometeu-se a apresentar o cronograma de vistorias abrangendo a totalidade das propriedades situadas no curso principal do Rio Gravataí e afluentes. Além disso, obrigou-se a prestar a orientação técnica sobre as medidas a serem adotadas para a recuperação dos “corredores ecológicos”.
O Município também irá doar, às pequenas propriedades rurais familiares, mudas de espécies nativas do horto municipal para a implantação do projeto de recuperação dos “corredores ecológicos”, bem como prestará assistência técnica no plantio e controle inicial da rearborização. Por fim, o Executivo assumiu o compromisso de divulgar o programa nas escolas municipais situadas na zona rural de Viamão.