Revitalização do Largo dos Açorianos é tema de reuniões
Reuniões na Promotoria de Justiça de Defesa de Meio Ambiente de Porto Alegre e na sede da OAB/RS discutiram ações para a recuperação do Largo e da Praça dos Açorianos em Porto Alegre, tema investigado pelo Ministério Público através de inquérito civil, considerando que o local é tombado.
Ficou estabelecido que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre contratará a realização de estudo que mostrará as providências de recuperação e conservação necessárias para a Ponte de Pedra. Após, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) lançará um processo público de seleção de ideias para a qualificação do largo e da praça, bem como de todo o entorno. Também ficou estabelecido que a OAB redefinirá suas obrigações referentes à adoção daquele espaço público.
Participaram dos encontros o promotor de Justiça Alexandre Saltz; o secretário Municipal de Meio Ambiente, Luis Fernando Zachia; o representante do IAB arquiteto Vinicius Viera; o vice-presidente da OAB-RS, Jorge Fernando Estevão Maciel; dentre outros.
A ideia, segundo Saltz, é envolver a comunidade e os setores técnicos nas discussões sobre o restauro, sobre a revitalização e uso do espaço público, especialmente porque o local será uma das chamadas "vias da Copa do Mundo", ligando o centro da cidade ao estádio onde ocorrerão os jogos. "Temos que devolver a praça para a comunidade", sustentou.