Litoral recebe primeira oficina do RESsanear
Nesta terça-feira, 17, prefeitos, secretários de Meio Ambiente e técnicos de 22 municípios do Litoral gaúcho serão capacitados para a elaboração dos planos municipais e regionais de saneamento básico e resíduos sólidos. A atividade, que será iniciada pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, ocorre na Promotoria de Capão da Canoa entre 8h45min e 17h.
Durante a manhã, a palestra inicial sugere um roteiro prático para a elaboração dos Planos de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, ministrada pelo representante do Ministério das Cidades, Marcelo Lelis. Em seguida, Márcio Frangipani, integrante da Divisão de Assessoramento Técnico (DAT) do MP, falará sobre questões técnicas que devem constar nos planos municipais e regionais.
Na parte da tarde, o mestre em Engenharia, ecólogo e biólogo, Guilherme Schulz falará sobre projetos para a redução de embalagens. Em seguida, haverá a exposição de casos práticos dos três municípios que integram os projetos-piloto do RESsanear. Representantes de Cachoeirinha mostrarão exemplos de redução de embalagens; integrantes da administração de Dois Irmãos falarão sobre projetos na área do saneamento ambiental e os de São Leopoldo irão demonstrar como foi o planejamento da gestão de resíduos sólidos.