Vistoria em empresa de Estrela culmina em prisões
Uma vistoria em uma empresa que opera com sistema centralizado de tratamento de efluentes líquidos, ocorrida nesta quinta-feira, 18, no município de Estrela, resultou na prisão em flagrante dos proprietários por diversos crimes ambientais.
Entre os delitos mais graves estão o lançamento de efluentes fora dos padrões em arroio, que ocasionou destruição significativa da flora microbiológica, ressecando a vegetação arbustiva e arbórea na área de influência dos lançamentos; a disposição irregular no solo de resíduos perigosos (resíduos oleosos) e resíduos nocivos ao meio ambiente (borras e lodos), descumprindo a licença de operação vigente.
Durante a fiscalização foi flagrada a chegada ao local de um caminhão contendo resíduos não autorizados para recebimento na empresa.
Participaram da atividade a coordenadora do CAO de Defesa do Meio Ambiente, Marta Leiria Leal Pacheco; o promotor Regional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini; a promotora de Justiça de Estrela, Mônica Maranghelli de Avila; a delegada do Meio Ambiente, Elisângela Melo Reghelin, e representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Município. (Paulo Guilherme Alves)