Liminar determina melhoria no fornecimento de água em Rio Grande
Atendendo o Ministério Público, a 3ª Vara Cível de Rio Grande deferiu liminar em ação civil pública ajuizada contra a Companhia Riograndense de Saneamento. A juíza Fernanda Araújo determinou que a Corsan regularize o fornecimento de água de qualidade aos moradores do Bairro Cidade Nova, no Município. Conforme o promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan, autor da ação, as pessoas que residem nas imediações do canalete da Avenida Major Carlos Pinto apontam que a água fornecida possui coloração escura e não é adequada para beber, nem para lavar pratos ou roupas.
A partir das reclamações, o MP instaurou um inquérito civil e constatou a impropriedade da água. Em abril, o Promotor de Justiça de Rio Grande se reuniu com a Corsan em audiência e instou a companhia a regularizar a situação, requerendo a substituição da rede dos condutores responsáveis pela má qualidade da água. Contudo, nenhuma providência foi tomada. O promotor Zachia Alan ajuizou então a ação civil pública pedindo a indenização e a correção do fornecimento de água na região.
De acordo com a decisão da Justiça, a Corsan deverá substituir os dutos condutores de água do local dentro de seis meses, sob o risco de multa diária pelo descumprimento.