Inquérito apura desmatamento em Itatiba do Sul
A Promotoria de Justiça Especializada de Erechim instaurou inquérito civil com o objetivo de apurar o desmatamento de cerca de 12 hectares de mata nativa, considerada de preservação permanente, no município de Itatiba do Sul.
O crime ambiental ocorreu na Linha Gaieski e foi alvo de fiscalização do Pelotão Ambiental de Erechim e do Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
A constatação inicial se deu em patrulhamento de rotina do Pelotão Ambiental da Brigada Militar, ainda no mês de abril deste ano, que acionou o Defap. O Pelotão encaminhou o respectivo relatório ao Ministério Público.
A estimativa é que o volume gerado de lenha tenha chegado 770 metros estéreos (metro cúbico de madeira empilhada desuniformemente). Conforme o Ministério Público, não havia acontecido apreensão de tamanha quantidade de lenha de uma vez apenas nos últimos cinco anos.
No inquérito será tratada a responsabilidade civil que engloba a reparação do dano, compensação mediante o pagamento de indenização e assunção de obrigação de não mais praticar fatos semelhantes sob pena de multa.