Combustíveis fiscalizados na fronteira
As Promotorias Especializadas de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, Santana do Livramento, Alegrete, Dom Pedrito, Quaraí e São Francisco de Assis realizaram, entre os dias 27 e 30 de novembro, monitoramento em postos revendedores de combustíveis da região, objetivando a proteção dos consumidores em relação à qualidade dos produtos.
O laboratório móvel de análises de combustíveis foi instalado nas dependências da Promotoria de Santana do Livramento, com a participação do promotor de Justiça Marcelo de Souza Gonzaga. O engenheiro químico do Ministério Público, Renato Zucchetti, analisou amostras de combustíveis coletados em postos de Alegrete, Dom Pedrito, Quaraí, Santana do Livramento e São Francisco de Assis. O resultado apontou que o combustível encontrava-se próprio para consumo em motores automotivos, atendendo, portanto, os padrões legais de qualidade.
A atuação permanente e sistemática, iniciada há três anos pela Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, com a participação de Promotorias do interior, reduziu sensivelmente o índice de inconformidades nos combustíveis no Estado. Esta atividade de controle da qualidade dos combustíveis é desenvolvido permanentemente em todo o Rio Grande do Sul.