Internet transmite congresso de comunicação
O Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, que começa amanhã e encerra sexta-feira, será transmitido via Internet, pela Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), no endereço eletrônico http://www.viajus.com.br/. O Congresso reunirá, em Porto Alegre, os assessores de comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos ligados à área da Justiça. Cerca de 200 assessorias participarão do evento, que tem como tema “Ética, Interesse Público e Assessoria de Comunicação”.
O Congresso é organizado anualmente pelo Fórum Nacional dos Assessores de Comunicação da Justiça (FNCJ), que reúne as assessorias da área da Justiça em todo o País. A abertura do evento acontece às 9h30, com a conferência o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Ele discorrerá sobre “A colisão dos direitos fundamentais: interesse público e direito à privacidade”. Na ocasião, será lançado oficialmente o novo site da TV Justiça.
À tarde, acontece o debate “A imagem que a mídia tem das Assessorias de Comunicação”, com o jornalista Wilson Bueno, do programa de pós-graduação em Comunicação Social da Umesp, professor de Jornalismo da ECA/USP e diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa. Participam do debate a jornalista Jurema Josefa, do grupo Caldas Júnior (RS) e o jornalista José Mitchell, RBS TV (RS). O debate será coordenado pela jornalista Edvânia Kátia, do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, ex-presidente do FNCJ e atual coordenadora da entidade no Maranhão. Ainda no dia 15, o professor João José Forni, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, fará uma palestra sobre Administração de Crise.
Fechando a programação do dia, o debate fica por conta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Conselho Federal de Relações Públicas convidados para o tema “As Assessorias de Comunicação no centro do debate sobre o novo Código de Ética dos Jornalistas e a Regulamentação Profissional”. O presidente do FNCJ, Celso Gomes, também participa da mesa, que será mediada pelo jornalista Juarez Tosi, assessor de comunicação da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul.
As atividades continuam no dia 16. O ponto alto será a apresentação dos cases do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, em sua quarta edição, que está sob a coordenação do jornalista Leonardo Scheneider. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelas assessorias para o desenvolvimento da cidadania e inclusão social. Este ano, o prêmio teve 158 projetos inscritos, sendo que 55 trabalhos foram selecionados como finalistas para as 20 categorias. A solenidade de entrega do prêmio acontece às 20h30, no Abbey Road Pub, em Porto Alegre.
O congresso trará ainda debates sobre “TV Digital e Comunicação Pública”, com a presença do secretário de Telecomunicação do Ministério das Comunicações, “Ética da Mídia nas Eleições”, com o assessor de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral, Renato Parente. O encerramento acontece no dia 17, às 20h, na Saideira do Chalé da Praça XV, projeto dos jornalistas do Rio Grande do Sul, com o tema “A qualidade da comunicação na Justiça”.
O vice-presidente do FNCJ e do Congresso, jornalista Flávio Damiani, do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul, acredita que o Conbrascom é um espaço de debates que consolida a atuação das assessorias de comunicação da Justiça e contribui decisivamente para o avanço da comunicação pública no país. “Muitos dos avanços conquistados são resultado dos debates que foram estimulados ao longo dos últimos seis anos. O papel do assessor de comunicação é fundamental para a transparência e democratização das organizações. O acesso à Justiça também se dá por meio do fortalecimento dessa área estratégica”, disse.
Informações sobre o Conbrascom podem ser obtidas no Canal Justiça – www.canaljustica.jor.br ou com a Cem Cerimônia Eventos – conbrascom@cemcerimonia.com.br