Preso mais um ladrão de dólares
Foi preso na noite desta segunda-feira pela Força-Tarefa do Ministério Público, mais um dos líderes da organização criminosa que roubava dólares de empresários. O homem, que possui antecedentes criminais e chefiava a célula da quadrilha radicada em Palmeira das Missões, foi surpreendido em Itapema, Santa Catarina, onde estava foragido, e será encaminhado nesta tarde ao Presídio Central.
A Promotoria Especializada Criminal da Capital, que em junho comandou a “Operação Paranhana”, havia denunciado 28 implicados – 18 do Rio Grande do Sul, quatro de Santa Catarina, um de São Paulo e cinco de Goiás. Das 23 pessoas detidas durante os cumprimentos de mandados de busca e apreensão e, também, de prisão, 22 permanecem trancafiadas. Outra ganhou liberdade provisória pelo benefício da “delação premiada”.
Em Porto Alegre, uma mulher se encontra recolhida na Penitenciária Madre Peletier e 12 homens no Presídio Central. Outros cinco estão no Presídio Municipal de Taquara, um numa penitenciária de São Paulo e três em uma cadeia de Goiás. Os crimes imputados são de formação de quadrilha armada, estelionato e lavagem de dinheiro.
A ação da Especializada da Capital para desmantelar a quadrilha foi coordenada pelo promotor de Justiça Frederico Schneider de Medeiros e transcorreu, simultaneamente, no Estado e em outras capitais do País. O grupo agia enganando, preferencialmente, empresários gananciosos. A operação foi batizada de “Paranhana” porque o núcleo era fixado em Taquara. Os criminosos, que agiam sempre bem trajados de terno e gravata e tripulavam carros importados, usavam como arma o “verbo”.