Procurador-Geral recebe moradores do Morro do Osso
O Procurador-Geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, recebeu, nesta manhã, moradores da comunidade Sétimo Céu, no Morro do Osso, que vieram trazer as suas manifestações sobre a ocupação dos índios caingangues naquela área.
Após ouvir atentamente os relatos dos acontecimentos na localidade, Bandeira Pereira disse que a preocupação da Instituição se dará nas vertentes urbanísticas, ambientais e da infância e juventude. “A Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, através do Procurador Mauro Henrique Renner, juntamente com os Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Infância e Juventude, irão analisar internamente a questão, para posteriormente traçarem estratégias institucionais para o enfrentamento da questão”.
O impasse na permanência dos caingangues no parque iniciou em 2004, quando 26 famílias acamparam no local. Os índios reivindicam a área alegando que o local já foi cemitério indígena. A prefeitura contesta e ingressou na Justiça Federal com ação de reintegração de posse. Em junho, o Tribunal Federal de 4ª Região negou a reintegração, atendendo uma solicitação do Ministério Público Federal para que se aguarde os resultados de um estudo antropológico, já realizado pela Funai.