Medidas para buscar a paz no futebol
As conclusões do grupo de trabalho formado para estudar medidas de contenção da violência nos estádios de futebol foram apresentadas durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (31/10), na sede da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança. A comissão, formada pelo Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Federação Gaúcha de Futebol e pelos clubes Grêmio e Internacional, apresentou medidas que valerão já para o clássico Gre-Nal do próximo domingo (05/11), pelo Campeonato Brasileiro. Participaram da solenidade, representando o Ministério Público, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais Mauro Henrique Renner e os promotores de Justiça Renoir Cunha e Alexandre Saltz.
Oito reuniões, motivadas pelos incidentes verificados no Gre-Nal do primeiro turno do Brasileirão, quando integrantes da torcida do Grêmio atearam fogo em banheiros químicos no Beira-Rio provocando um incêndio, serviram para que fossem definidas as medidas apresentadas. Ficou acordado que o ingresso de torcida única em clássicos de grande projeção não será adotado. Será feito sim um cadastramento de torcedores visitantes, formando um banco de dados digital e compartilhamento de das informações entre as administrações dos clubes por meio da SJS. Além disso, os bilhetes para torcidas organizadas serão restritos (no próximo domingo já serão apenas 300).
Uma Delegacia de Polícia, com toda estrutura necessária já estará em atividade no jogo do Olímpico, com a detenção de pessoas que possam estar prejudicando o ambiente de tranquilidade entre os demais espectadores. Além disso, bafômetros serão utilizados para impedir a entrada de indivíduos embriagados no estádio. As direções de Grêmio e Internacional também concordaram que a partir de agora o clube visitante é que será o responsável pelo pagamento de eventuais despesas provocadas por depredação ocasionada por suas torcidas na casa do rival. Uma lona escura será colocada na divisória das torcidas, impedindo assim tradicionais provocações entre os adversários. No Gre-Nal de domingo, o folder “Sim à paz nos estádios de futebol” estará sendo distribuído para os torcedores, buscando uma conscientização de todos os torcedores.