Fórum discutirá abandono escolar
O Município de Caxias do Sul está instituindo um fórum permanente que discutirá a Ficha de Comunicação do Aluno Infreqüente – FICAI, que é um instrumento operacional de combate ao abandono escolar e infreqüência na escola. De caráter municipal, o Fórum reúne representantes do Ministério Público, dos Conselhos Tutelares, da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Centro de Integração dos Círculos de Pais e Mestres das Escolas Municipais de Caxias do Sul e outros segmentos.
Lançada em 1997, a ficha é resultado de um compromisso de ajustamento de conduta assinado entre Ministério Público, Secretarias de Educação e Conselhos Tutelares. A FICAI prevê uma repartição de atribuições entre a escola, Conselho Tutelar e Ministério Público com o objetivo de garantir a permanência ou o retorno do aluno à escola.
Para o promotor de Justiça Mauro Rocha de Porchetto, “o resgate e a reinserção através do acolhimento da criança e do adolescente na instituição educativa constrói a cidadania”.