Lançada campanha antitabagismo
O Ministério Público do Rio Grande do Sul lançou nesta terça-feira (12/09) a campanha “Ministério Público a favor de sua saúde”. Produzido pela Comissão Mista de Elaboração da Política Institucional Antitabagismo, o programa pretende servir como estímulo para fumantes e não-fumantes na adoção de hábitos saudáveis no ambiente de trabalho. No lançamento da campanha, foram realizadas três palestras sobre o tema: “Abordagens terapêuticas relacionadas ao tabagismo” com Gilnei Luiz da Silva e Bettina Cotliarenko Fichbein, “O tabagismo e seus riscos” com Jairo Lewgoy e “Efeitos do tabagismo na cavidade bucal” com Mário Marques Fernandes.
O procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, saudou a iniciativa como “investimento naquilo que temos de mais precioso, que é a nossa mão-de-obra”. O chefe do Ministério Público ressaltou que a Instituição quer servir de exemplo de postura pública de cuidados com hábitos saudáveis. Bandeira Pereira elogiou a compreensão dos fumantes, que “entenderam que essas ações fazem parte de um processo de maturidade institucional”. O Procurador-Geral disse ter certeza que esse é um passo importante para a qualificação do serviço público.
Através da divulgação de informações sobre os malefícios do uso do cigarro e dependência causada pela nicotina, a campanha também pretende sensibilizar e estimular fumantes a largar o vício, explica o presidente da comissão formada, subprocurador-geral de Justiça Cláudio Barros Silva. “Queremos ajudar aquelas pessoas que fumam, evidenciando os danos causados pela droga”. Barros Silva destaca que melhorar a qualidade de vida de todos os integrantes do Ministério Público é a meta a ser alcançada. Ele ressalta que a intenção é estender o projeto para as Promotorias de Justiça do interior do Estado. O promotor de Justiça Edis Ferreira dos Santos Cunha, que coordenou grande parte das reuniões, explica que outro dos objetivos é esclarecer servidores e membros da Instituição sobre os serviços oferecidos pelo setor biomédico no auxílio aos fumantes. Edis diz que é fundamental que as pessoas saibam como lidar com o tema no ambiente de trabalho.
O secretário municipal da Saúde, Pedro Gus, frisou que esse tipo de iniciativas facilitam o trabalho de órgãos de saúde no Estado. “Não temos nada contra os fumantes, mas sim contra o fumo”. Também presente ao lançamento da campanha, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, apresentou dados alarmantes sobre o uso de cigarros no Brasil. Segundo ele, 40% de todos os tipos de câncer no país são causados pelo cigarro, que ainda responde por 90% dos casos de câncer de pulmão.