Combustíveis analisados em Cruz Alta
A Promotoria de Justiça Especializada de Cruz Alta, através do Promotor de Justiça André de Azevedo Coelho, e a Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre realizaram, entre os dias 28 e 30 de agosto, na região de Cruz Alta, operação conjunta de combate à adulteração e comercialização de combustíveis automotivos impróprios ao consumo.
Foi instalado laboratório móvel nas dependências da Promotoria de Cruz Alta, onde o engenheiro químico do Ministério Público Renato Zucchetti, utilizando densímetro eletrônico, condutivímetro para álcool, destilador automático para gasolina e óleo diesel, bem como testes de proveta para definição do percentual de álcool anidro na gasolina, analisou 73 amostras de combustíveis coletadas em postos de Cruz Alta e de outros 11 municípios da região.
Todas as amostras, coletadas em postos revendedores dos municípios de Condor, Cruz Alta, Ibirubá, Júlio de Castilhos, Palmeira das Missões, Panambi, Pejuçara, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, São José das Missões, Selbach e Tupanciretã, encontravam-se dentro dos padrões legais. De acordo com o promotor de Justiça Alcindo Bastos da Silva Filho, os resultados apontam que a atuação permanente e sistemática da Promotoria do Consumidor, iniciada há três anos, reduziu drasticamente o índice de inconformidades nos combustíveis vendidos no Estado.
Neste ano, o Ministério Público já realizou outras operações similares nas regiões de Vacaria, Lajeado, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, Santa Cruz do Sul, Soledade e Bento Gonçalves, assim como na Região do Alto Uruguai. A atividade terá prosseguimento em operações que já estão programadas para os próximos meses.