Quadrilha é presa em São Borja
Até às 17h desta sexta-feira (25), quatro integrantes de uma quadrilha que furtava e roubava veículos em São Borja (RS) permaneciam presos. As prisões ocorreram pela manhã, quando o Ministério Público realizou, naquele Município, a Operação Timoneiro. A Promotoria requereu a decretação da prisão preventiva dos criminosos e as expedições de mandados de busca e apreensão nas suas residências. As prisões foram realizadas por integrantes da Força-Tarefa do Ministério Público e da Brigada Militar. A Operação Timoneiro foi acompanhada pelos promotores de Justiça Mauro Rockenbach e Catiuce da Silva Ribas.
Conforme a promotora de Justiça de São Borja Catiuce da Silva Ribas, o Ministério Público vinha se preocupando com os elevados índices de furtos e de roubos de motocicletas e automóveis registrados no Município já há algum tempo. Com o objetivo de obterem dados mais precisos e de maior qualidade a respeito dessa realidade, as Promotorias Criminal de São Borja e Especializada Criminal de Porto Alegre fizeram um levantamento das ocorrências de furtos e roubos de veículos registrados nos últimos meses na cidade. O Ministério Público, conforme a Promotora, queria cruzar o maior número de ocorrências e identificar as áreas e horários de maior incidência dos crimes, os veículos de preferência e as característica e acessórios mais visados pelos delinqüentes.
A Promotoria de São Borja concluiu que os delitos registrados no Município, nos últimos meses, atingiam níveis elevadíssimos. Segundo a Promotora, "incompatíveis com a realidade local e somente comparáveis aos verificados nos grandes centros urbanos". As investigações do Ministério Público também revelaram que os crimes eram praticados por um grupo perfeitamente identificado, organizado entre pessoas próximas por parentesco ou afinidade.