Operação analisa combustíveis na serra gaúcha
As Promotorias de Justiça de Bento Gonçalves, através do promotor Élcio Resmini Menezes, e Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, por intermédio do promotor Alexandre Lipp João, realizaram, entre os dias 21 e 23 de agosto, operação conjunta de combate à adulteração e comercialização de combustíveis automotivos impróprios ao consumo, nos postos da região serrana.
Um laboratório móvel, para análises de combustíveis, foi instalado nas dependências da Promotoria de Bento Gonçalves, para que o engenheiro químico Renato Zucchetti analisasse os combustíveis.
Todas as 51 amostras de combustíveis coletados em Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Nova Prata, Veranópolis e Vila Flores encontravam-se dentro dos padrões legais. De acordo com Alexandre João, os resultados apontam que a atuação permanente e sistemática, iniciada há três anos, reduziu drasticamente o índice de inconformidades nos combustíveis do Rio Grande do Sul.
Neste ano, o Ministério Público já realizou outras operações similares em Vacaria, Lagoa Vermelha, Antônio Prado, Bom Jesus, Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Encantado, Caçapava do Sul, Cacequi, Formigueiro, Itaqui, Lavras do Sul, Rosário do Sul, São Gabriel, São Sepé, São Luiz Gonzaga, Santa Cruz do Sul, Soledade, Carazinho e Três Passos, dentre outros municípios. A atividade terá prosseguimento em outras regiões, em operações programadas para os próximos meses.