Segurança intensificada no Gre-Nal
O clássico Gre-Nal deste domingo pelo Campeonato Brasileiro, a ser disputado no estádio Beira-Rio, terá grande reforço policial. Também serão intensificadas as medidas preventivas e repressivas externas e internas para coibir o uso de artefatos proibidos. Uma reunião com o comando do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos. O propósito foi traçar procedimentos especiais para garantir a segurança do torcedor que irá ao jogo marcado para às 18h. Nesta sexta-feira, às 10h, no 1º BPM, acontece um encontro com representantes da EPTC, Trensurb, de clubes, torcidas organizadas e a Federação Gaúcha de Futebol para debater o assunto. Após, haverá uma coletiva à Imprensa.
O promotor de Justiça Renoir Cunha, da Especializada da Capital, adiantou que para essa partida será feito um “cadastramento mais rigoroso” das torcidas organizadas. Garantiu que para o acesso ao estádio, também poderá ser utilizada a tecnologia chamada “Biometria”. Ou seja: o torcedor das organizadas terá que passar o dedo polegar na máquina digital para ingressar pelas catracas. Renoir Cunha disse, ainda, que as revistas nos ônibus que levarão os torcedores ao estádio “serão intensificadas”.
O Promotor de Justiça que atua na área de defesa dos direitos humanos anunciou, também, que uma proposta de redução da torcida visitante no clássico gaúcho “está sendo estudada pelo Ministério Público e a BM”. A idéia não valeria para o jogo de domingo e nem para o próximo, a ser disputado no estádio Olímpico Monumental, mas somente para os futuros confrontos da dupla. Neste Gre-Nal é esperado o comparecimento de quase oito mil torcedores gremistas. Para que os policiais militares tenham melhores condições de inibir provocações e dar proteção ao torcedor, “pensamos, futuramente, em limitar de maneira drástica o número de torcedores visitantes”, frisou Renoir.