Funcionária que desviava dinheiro é denunciada
A Promotoria de Justiça de São Sepé denunciou uma funcionária pública do Município de Vila Nova do Sul pela prática do crime de peculato. Conforme a denúncia, assinada pela promotora de Justiça Cíntia Foster de Almeida, entre julho e setembro de 2005, a funcionária pública apropriou-se de cerca de R$ 1,7 mil.
A quantia era desviada das folhas de inúmeros servidores, inclusive do próprio Prefeito Municipal. A denunciada era a responsável pela operação da folha de pagamento da Prefeitura. Ao elaborar a folha, ela desviava pequenas quantias que passavam despercebidas pelos prejudicados. Ela repassava o dinheiro para sua conta, a fim de quitar um empréstimo pessoal feito no Banrisul. A prática foi descoberta porque o banco percebeu que a folha de pagamento de um servidor, que também tinha um empréstimo pessoal, não possuía quantia suficiente para quitar uma parcela do débito.
A funcionária pública foi exonerada pela Administração Municipal e responderá a processo-crime pela prática de 27 delitos de peculato, em concurso material de crimes, o que poderá majorar a pena, caso condenada. Ela também está sendo investigada, na esfera cível, em inquérito civil instaurado na Promotoria de Justiça de São Sepé.