Mais kits educacionais são entregues
Um dos instrumentos que contribui para a reinserção social de apenados é a leitura. Em Osório, o Ministério Público acredita nesta premissa. Recentemente, a Promotoria de Justiça destinou kits com 875 obras educacionais aos condenados e presos provisórios recolhidos na Penitenciária Modulada do Município. O material é oriundo de um acordo assinado entre a Editora Três e a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, em ação que questionou cláusula abusiva praticada na renovação automática de assinatura de uma revista.
Os livros foram entregues ao diretor da casa prisional, major Leodimar Mantovani, pela promotora de Justiça Cristiane Della Méa Corrales. Para a Promotora, a leitura é um instrumento que viabiliza a reinserção dos presos no convívio social. "O conteúdo dos livros doados possibilita, além da ocupação do tempo daqueles que se encontram privados da liberdade, um aprimoramento dos conhecimentos e uma nova perspectiva para a vida extramuros", acredita.
O ato contou também com a presença do promotor João Carlos de Azevedo Fraga; do juiz de Direito Marcelo Mairon Rodrigues; e da presidente do conselho da comunidade em Execução Criminal, Márcia Ferri.
Entre o material entregue, encontram-se obras que abordam a história da República, de presidentes do Brasil e outras personalidades mundiais.