Operação fiscaliza postos de Santa Cruz e região
Um posto foi flagrado comercializando álcool fora das especificações legais em mais uma operação do Ministério Público de combate à adulteração e comercialização de combustíveis impróprios. Foi na cidade de Santa Cruz do Sul, onde a instituição realizou operação entre os dias 17 e 19. Uma liminar, obtida pelo Ministério Público, proferida pelo juiz plantonista, Gerson Martins da Silva, decretou a imediata interdição das bombas e tanques do estabelecimento, assim como a apreensão das notas fiscais de aquisição do produto.
Na operação, o Ministério Público instalou um laboratório móvel para análises de combustíveis nas dependências da Promotoria de Santa Cruz do Sul, onde o engenheiro químico Renato Zucchetti trabalhou analisando o material.
Foram analisadas 81 amostras de combustíveis, coletadas nos municípios de Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Tabaí, Taquari, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Somente na cidade de Santa Cruz do Sul foram coletadas e analisadas 28 amostras. O trabalho foi realizado em conjunto pela Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre e Ministério Público de Santa Cruz do Sul, por meio da Promotora Roberta Brenner de Moraes.