Campanha publicitária atinge meta de ajustamento
Diversas reclamações de pais e responsáveis quanto ao caráter ofensivo de material publicitário de uma loja exposto ao público alvo, que é a criança e o adolescente, culminou em termo de compromisso de ajustamento de conduta. A empresa do setor de vestuários, que atua em todo o Estado, firmou o TAC com o Ministério Público de Passo Fundo porque atingiu a imagem da educação por meio das peças publicitárias.
A promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne, da área da Infância e Juventude, ressaltou que dentre as obrigações, a investigada comprometeu-se em retirar de circulação de todas as suas lojas no Rio Grande do Sul o material destinado à “Campanha Volta às Aulas”, relativa ao ano de 2006, consistente em cartazes de exposição interna e adesivos que eram distribuídos aleatoriamente.
Pelo ajuste, ainda assumiu o dever de elaborar novo material publicitário, através de seu Departamento de Marketing, contendo mensagens de incentivo ao jovem, de conteúdos educacionais. A Promotora de Justiça de Passo Fundo observou que tal obrigação foi devidamente cumprida, sendo elaborada, como medida compensatória, nova campanha, contendo anúncios publicitários que serão veiculados durante a Copa do Mundo que “atendem, com êxito, ao disposto na cláusula segunda do termo celebrado”.
A nova companha publicitária da loja abrange temas como trabalho infantil, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes e evasão escolar.