Viveiro de mudas de Vacaria é reativado
Investimento de aproximadamente R$ 30 mil, que proporcionará a produção de 50 mil mudas de árvores nativas, frutíferas e de flores pelo Viveiro Municipal Público de Vacaria. Este é o resultado de vários termos de compromisso de ajustamento de conduta firmados entre o Ministério Público e pessoas que causaram danos ao meio ambiente. A reinauguração do viveiro, que foi ampliado e reativado, ocorreu às 11h desta terça-feira, com a presença da Administração Superior do Ministério Público na cidade situada na região dos campos de cima da serra.
De acordo com o promotor de Justiça Luís Augusto Gonçalves Costa, de Vacaria, os recursos destinados às obras de ampliação do viveiro para aumentar e qualificar o cultivo dessas mudas, principalmente de árvores nativas, “servirá para proteger a bacia de capacitação de água do município e, também, as matas ciliares”. O repasse desses valores indenizatórios pelo Ministério Público foram feitos há seis meses. Além do prefeito José Aquiles Susin, do secretário municipal da Agricultura, Elói Poltronieri, e outras autoridades, os subprocuradores-gerais de Justiça Antonio Carlos Avelar Bastos e Mauro Henrique Renner, prestigiaram a cerimônia de reinauguração.
O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Roberto Bandeira Pereira, frisou estar “orgulhoso pelo trabalho desenvolvido pelos Promotores de Justiça da cidade” e destacou a harmonia existente entre os agentes públicos que compreendem o papel fiscalizador do Ministério Público e “colaboram com iniciativas positivas na busca de questões importantes para a cidadania”.