Prefeito de Almirante Tamandaré do Sul é condenado por tentativa de homicídio duplamente qualificado
Em julgamento realizado nesta quinta-feira (09/03) perante a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, o atual Prefeito Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, João Domingues Rodrigues da Silva, foi condenado a sete anos e meio de reclusão em regime fechado, além da perda do mandato eleitoral. O Procurador de Justiça Gilberto Antônio Montanari atuou na acusação do réu, tendo como assistente o advogado Tiago Xavier da Cruz.
João Rodrigues da Silva foi condenado por tentativa de homicídio duplamente qualificado, quais sejam, motivo torpe, consistente em vingança e utilização de recursos que dificultaram a defesa da vítima. Em 28 de outubro de 2002, o réu disparou por três vezes uma pistola taurus contra Rosalino José Covalini, tendo um dos projéteis acertado a vítima, provocando-lhe lesões graves.
A tentativa de homicídio foi motivada por uma série de denúncias que Rosalino Covalini fez aos órgãos ambientais da região e ao Ministério Público, protestando contra a queima de resíduos de madeira que estavam provocando poluição ambiental, promovida pela empresa da qual é proprietário o agora ex-Prefeito João Rodrigues da Silva e que está localizada na vizinhança da residência da vítima.
Após a leitura da sentença, João Domingues, que compareceu ao julgamento, recebeu voz de prisão, dada pelo relator Desembargador Gaspar Marques Batista, e foi encaminhado para o Presídio de Carazinho.
O Procurador de Justiça Gilberto Montanari ressalta que apesar da condenação, a decisão pode estar sujeita a eventuais recursos especial ou extraordinário que, em princípio, não possuem efeito suspensivo. Antes disso, conforme Montanari, ainda pode ser interposto pedido de habeas corpus.