Inquérito civil apura nota baixa de Chuvisca no índice do Unicef
O Ministério Público de Camaquã resolveu instaurar expediente investigativo para apurar porque o município de Chuvisca se encontra nas últimas posições dentre os que têm as notas mais baixas no Índice de Desenvolvimento Infantil do Unicef. Este dado negativo foi noticiado em reportagem de jornal no final do ano passado. A matéria apontava as cidades gaúchas com as notas mais baixas e Chuvisca é o único município integrante da Comarca de Camaquã com o índice caracterizado como baixo – menos de 0,50.
O promotor de Justiça José Alexandre da Silva Zachia Alan disse que essa iniciativa do Ministério Público busca “diagnosticar os motivos do escore obtido ter sido tão baixo e, também, estimular a promoção de políticas públicas dirigidas a modificar o quadro, bem como apurar a responsabilidade dos administradores públicos que permitiram o estabelecimento da situação atual”.
Na primeira fase da investigação, o Ministério Público pretende recolher dados acerca do oferecimento de pré-escola às crianças do município, do grau de escolaridade dos pais, do oferecimento de consultas pré-natais e informações sobre a aplicação de verbas públicas em tais serviços. “Ditos fatores compõe o cálculo do Índice de Desenvolvimento Infantil, tudo conforme regulamentação do Unicef”, explicou o Promotor de Justiça.