Caminhada conscientiza pais sobre perigos da bebida alcoólica para adolescentes
Visando conscientizar especialmente os pais para que assumam sua responsabilidade e orientem seus filhos, não permitindo o uso de bebidas alcoólicas, mais uma caminhada em prol de crianças e adolescentes aconteceu na manhã deste sábado, nas praias de Torres, Capão da Canoa e Tramandaí. A campanha “Verão Consciente” foi criada pelo Simers e conta com apoio do Ministério Público. Promotores de Justiça acompanhados de servidores, com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e o Departamento Estadual da Criança e Adolescente, percorreram a orla do litoral norte distribuindo folderes e alertando veranistas que o álcool é a porta de entrada para drogas como a maconha, cocaína, crack e ecstasy.
A assinatura do termo de cooperação entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul, Simers e o DECA, da Secretaria Estadual da Justiça e Segurança, foi firmada em janeiro, no Palácio do Ministério Público, através de iniciativa do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude. O ato selou a parceria que programou ações em torno da criança e do adolescente. A primeira caminhada ocorreu dia 14 do mês passado. A campanha também faz parte do “Programa Veraneio Cidadão”, que dentre as finalidades combate a venda e acesso de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.
A caminhada nas praias gaúchas iniciou às 10h, de forma simultânea. O objetivo foi chamar a atenção dos pais como educadores, para que imponham limites aos filhos. Estatísticas revelam que crianças e adolescentes começam a beber entre 10 e 12 anos de idade. Por isso, agentes do Ministério Público, do Sindicato Médico e do DECA entregaram material com orientações sobre os perigos da droga mais usada no País e que causa dependência e mais de 60 doenças.