Ministério Público e Azonasul assinam Termo de Cooperação
O Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) assinaram nesta quinta-feira (26/01) um Termo de Cooperação entre as instituições. O acordo objetiva principalmente o desenvolvimento da região sul do Estado. Pelo Termo assinado, fica decidido que serão promovidos ciclos de estudos, oficinas de trabalho, cursos, seminários, simpósios, ações educacionais e culturais, para debater e arregimentar soluções para os problemas da região, incentivando o desenvolvimento da área. A iniciativa de proposição da parceria é dos Promotores de Justiça de Rio Grande Márcio Schlee Gomes e Francisco Luiz da Rocha Simões Pires.
Durante a assinatura do Termo, o Procurador-Geral de Justiça Roberto Bandeira Pereira ressaltou a qualificação dos administradores municipais no Rio Grande do Sul. “Esta ação demonstra a vontade de nossos prefeitos buscarem uma qualificação para melhor atender às demandas da sociedade gaúcha”. Bandeira Pereira acrescentou ainda que a intenção do Ministério Público é estabelecer uma relação harmônica e equilibrada com todos os segmentos do setor público. “Este é mais um passo que damos no sentido de buscar melhorias para a cidadania de nosso Estado”.
Na opinião do presidente da Azonasul, Prefeito Municipal de Piratini Francisco Cardoso de Assis Luçardo, o Termo ganha em importância por possibilitar a cooperação de membros do Ministério Público e administradores municipais. “A iniciativa é valiosa por possibilitar a capacitação de pessoas comprometidas com a defesa dos interesses de cidadãos gaúchos”. Luçardo sublinhou ainda que a assinatura do acordo é pioneira no Rio Grande do Sul, “resultando numa parceria para resolver os anseios sociais”. O principal a destacar, de acordo com o presidente da Azonasul, é que a grande beneficiada com essa ação é o comunidade da região.
Para o Promotor de Justiça de Rio Grande Márcio Schlee Gomes, a iniciativa está a demonstrar o engajamento da Instituição em cumprir seu papel de responsabilidade social. “Através desse termo poderemos buscar um aperfeiçoamento para defender interesses nas mais diversas áreas, como meio ambiente, infância e juventude, segurança pública, entre tantas outras. Queremos, aproveitando a estrutura do Ministério Público, através dos nossos Centros de Apoio, realizar oficinas de trabalho para buscar a efetivação de ações em proveito da população”.
Ficou estabelecido como prioridade para o primeiro semestre de 2006 a realização de oficinas de trabalhos entre Promotores de Justiça e Prefeitos Municipais para a formação de grupos de estudo que farão a análise de questões relacionadas a problemas comuns que afetam os municípios da região sul do Estado.