Comissão fiscalizará áreas de surf e pesca
Uma audiência pública realizada sexta-feira (13), no Ministério Público de Tramandaí, formou uma Comissão, composta pelas Federações da pesca e do surf, Assembléia Legislativa, Brigada Militar e Ibama, para discutirem junto aos Prefeitos, os problemas de sinalização e demarcação das áreas para pesca e surfe.
Também foram assinados dois termos de compromisso de ajustamento de conduta para estabelecer critérios de demarcação e sinalização adequados para a utilização da orla marítima por surfistas e pescadores.
O primeiro com a Federação dos Surfistas, que se comprometeu, entre outros, a realizar campanha educativa e de alerta aos surfistas; promover curso de aprendizagem com enfoque na atividade, valorização e respeito ao pescador.
O outro com a Federação dos pescadores, que se comprometeu a orientar e respeitar os locais demarcados à pesca profissional ou amadora; a orientar os pescadores a sinalizar os balancinhos das redes com bandeiras coloridas; identificar o proprietário do petrecho, bem como, assumiu a obrigação de orientar os pescadores da pesca, a somente colocar de volta ao mar petrechos de pesca com calão utilizando bóias de alta pressão.
A Comissão fiscalizará a demarcação em todo Litoral norte.