Lançado Programa Veraneio Cidadão 2006
O Ministério Público do Rio Grande do Sul lançou nesta terça-feira (03/01), em Tramandaí, o Programa Veraneio Cidadão 2006. Esta é a 8ª edição do programa, que tem o objetivo de qualificar o atendimento as demandas dos moradores do litoral norte e também do grande número de veranistas que se deslocam para as praias gaúchas nesta época do ano. Durante os meses de janeiro e fevereiro 35 Promotores de Justiça, entre titulares daquelas comarcas e outros que estão sendo deslocados para o litoral, atenderão a comunidade, tendo como sede os municípios de Tramandaí, Capão da Canoa e Torres. O Coordenador do Programa Veraneio Cidadão é o Promotor de Justiça Carlos Alberto de Araújo e o Coordenador Administrativo no Litoral é o Promotor de Justiça Júlio Alfredo de Almeida.
Durante o lançamento do Programa, o Procurador-Geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, disse que a intenção da Instituição é priorizar o atendimento no litoral, em função do grande número de gaúchos que por aquela região circulam. “Estamos disponibilizando uma grande estrutura de Promotores de Justiça e servidores para melhor atender as necessidades locais”. Bandeira Pereira acrescentou que o desejo do Ministério Público é resolver todas as demandas que angustiam a população litorânea. “Este é o momento em que reassumimos o compromisso de trazer paz e fraternidade para as pessoas que aqui residem e veraneiam”.
Para o Prefeito Municipal de Torres e Presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, João Alberto Machado Cardoso, é de fundamental importância a atenção que o Ministério Público dispensa para as cidades litorâneas e seus anseios. “Queremos aproximar cada vez mais nossa relação para trazer benefícios para a comunidade”. O Prefeito de Tramandaí, Edegar Munari Rapaki, destacou que o lançamento do Programa Veraneio era aguardado com expectativa pela população. “Esta iniciativa serve como proteção dos direitos do cidadão gaúcho. Vai contribuir certamente para que nosso veraneio seja melhor”. Também presente ao encontro, o Secretário Estadual do Meio Ambiente Mauro Sparta, frisou a necessidade de um trabalho cooperativo para que as agressões ambientais no litoral possam receber respostas rápidas e eficientes.
O cidadão que necessitar de qualquer auxílio do Ministério Público deve se dirigir a um dos seguintes endereços: em Tramandaí na rua Vergueiro, 205 ou pelo fone (51) 3661.2390. Em Capão da Canoa na rua Peri, 1645 ou pelo fone (51) 3625.2502 e ainda em Tramandaí na rua Leonardo Truda, 626 ou pelo fone (51) 3664.1788.