CAO na Estrada: capacitação das redes de proteção à mulher chega a Canoas
A rede de proteção às mulheres de Canoas e Nova Santa Rita recebe, nesta segunda-feira, 28 de abril, e evento “CAO na Estrada”, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM).
A capacitação, voltada a todos os profissionais que atuam em instituições que prestam assistência às mulheres, acontecerá das 13h30 às 17h no Auditório Ir. Bruno Ruedell da Universidade La Salle (Av. Vistor Barreto, 2288), em Canoas.
O evento contará com a palestra da coordenadora do CAOEVCM, Ivana Machado Moraes Battaglin, que falará sobre o enfrentamento à violência contra a mulher a partir da aplicação do protocolo para julgamento com perspectiva de gênero. Também estarão presentes os promotores de Justiça Raquel Marchiori Dias e Rodrigo Berger Sander.
“A capacitação da rede de atendimento é fundamental para qualificar a atuação integrada e eficaz na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente neste momento em que os casos de feminicídio têm crescido de forma alarmante, exigindo respostas mais qualificadas e sensíveis por parte do sistema de justiça e dos serviços públicos”, destaca Ivana.
O CAO na Estrada acontece desde 2023 e surgiu da necessidade de auxiliar os promotores de Justiça a ampliar e fortalecer as redes de enfrentamento à violência contra a mulher em suas respectivas comarcas, especialmente nas áreas mais afastadas e menos assistidas. Em 2024, fora realizadas seis edições do projeto, abrangendo 139 municípios, com a participação de 1.304 pessoas que atuam no atendimento às mulheres vítimas de violência. Este ano, já aconteceram quatro capacitações; em São Leopoldo, Alvorada, Cruz Alta e Palmeira das Missões, atingindo cerca de 120 profissionais das redes.
Se você está passando por situação de violência, ou conhece alguém que esteja, disque 100, procure a Delegacia de Polícia ou a Promotoria de Justiça mais próximas.