Feminicídios: MPRS lança ação de conscientização sobre violência de gênero
Para chamar a atenção para o grande número de casos de feminicídio que vem ocorrendo no Estado, especialmente após os últimos 10 registrados durante o feriado da Páscoa e Tiradentes, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Gabinete de Comunicação (GabCom) e do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM), está desenvolvendo uma ação de conscientização sobre violência de gênero.
Um videocast com a coordenadora do CAOEVCM, Ivana Battaglin, está disponível a partir desta quinta-feira no YouTube do MPRS. Na entrevista, conduzida pelas jornalistas Roberta Salinet, coordenadora do GabCom, e Michelle Teixeira, social media da instituição, Ivana fala sobre os sinais iniciais de violências que podem ser percebidos pelas mulheres, antes que as mortes aconteçam, e orienta sobre onde procurar ajuda nesses casos. “O feminicídio é a ponta do iceberg, ele é o final de uma escalada de violência. Essas mulheres, que não tinham solicitado medidas protetivas, provavelmente já vinham sofrendo violências de diversas formas: física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual. Por isso a importância de detectar esses sinais”, destaca Ivana.
Ainda, em todas as publicações do MPRS, estará presente o selo “MPRS pela vida das mulheres”, desenvolvido pela equipe de designers do GabCom. Trata-se de uma silhueta feminina de braços abertos simbolizando proteção e formando o tronco de uma árvore, representando a vida. O selo será acompanhado de informações essenciais de onde buscar ajuda.
Clique aqui para assistir ao videocast.
Se você está passando por situação de violência, ou conhece alguém que esteja, disque 100, procure a Delegacia de Polícia ou a Promotoria de Justiça mais próximas.