Porto Alegre: MPRS apresenta o Projeto Sinais de prevenção à violência extrema a professores do Colégio Bom Conselho
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema, apresentou nesta quarta-feira, 23 de abril, o Projeto Sinais a professores e orientadores educacionais do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Porto Alegre.
A palestra foi realizada pela promotora de Justiça Priscilla Ramineli, que explicou quais os caminhos da radicalização que levam crianças e adolescentes à violência extrema e como a comunidade escolar, famílias e redes de proteção podem reconhecer sinais no comportamento dos jovens para evitar que situações graves aconteçam.
Priscilla Ramineli destacou que "a sociedade da informação está trazendo inúmeros riscos para crianças e adolescentes. O uso excessivo e desmedido de internet, sem controle pelos pais, afeta a saúde e expõe os infantes a conteúdos problemáticos, levando-os à radicalização e à prática de violência extrema. Podemos prevenir que isso aconteça por meio do projeto Sinais, sendo de extrema importância que toda a rede de proteção esteja atenta para identificar esses sinais e proteger nossas crianças e adolescentes em prol de seu melhor interesse”.