Integrantes de facção acusados pelo MPRS são condenados por matar rival e deixar outro ferido em Santa Maria
Dois acusados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) foram condenados, na terça-feira, dia 22 de abril, pelo Tribunal do Júri em Santa Maria. Um deles recebeu uma pena de 25 anos e o outro de 28 anos de prisão por um homicídio consumado e outro tentado em 2018. Os crimes foram motivados por disputa entre facções que atuam no município da Região Central do Estado.
Atuaram no julgamento de cerca de 12 horas, os promotores de Justiça Átila Castoldi Kochenborger e Caroline Mottecy Oliveira. Conforme a denúncia do MPRS, os réus foram condenados por homicídio consumado qualificado por motivo torpe contra uma das vítimas e por homicídio tentado qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, que sobreviveu e ficou com sequelas.
O condenado que recebeu a pena de 28 anos de reclusão está foragido, e foi expedido novo mandado de prisão contra ele por esta condenação. O outro já estava preso, mas por outro processo e permaneceu detido. Um terceiro envolvido no crime teve o processo cindido, que ainda está em fase de instrução.
"Com o julgamento desta terça-feira, o povo de Santa Maria demonstrou de forma clara que não permitirá que disputas entre grupos rivais tragam insegurança e medo às comunidades da Comarca, contando com o apoio do Ministério Público para proteger o bem-estar de todos os seus habitantes", destacou o promotor Átila Kochenborger.
"Santa Maria está dando a resposta adequada aos crimes relacionados ao tráfico. A sociedade não vai permitir que as guerras entre esses criminosos se instalem sem a devida punição", disse a promotora Caroline Mottecy.
Cindido: Refere-se a um processo que foi dividido em partes separadas para fins de julgamento ou investigação. Em outras palavras, um processo "cindido" é aquele que foi separado em partes distintas, permitindo que cada parte seja tratada individualmente. .