MPRS participa da 10ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas
A procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, participou, nesta quinta-feira, 20 de março, da 10ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC). O evento, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), aconteceu no auditório da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em Porto Alegre.
Conforme a procuradora, durante a reunião foi noticiado que o Estado do Rio Grande do Sul foi contemplado no projeto AdaptaCidades, do Governo Federal, que visa ajudar Estados e municípios a se adaptarem às mudanças climáticas. “Pelo projeto, serão capacitados 206 municípios para a elaboração dos seus planos de adaptação climática. A lista de cidades vai ser publicada segunda-feira, 24 de março” conta Ana Marchesan.
Também na reunião foi informada a colocação de uma estação de monitoramento de qualidade diária do ar em Porto Alegre, cujas informações podem ser acessadas no site da Fepam. Além disso, a ONG ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade apresentou o inventário de emissões do Estado do Rio Grande do Sul, que deve ficar pronto em maio deste ano.
Instituído pelo Decreto 56.437/22, o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que promove, em caráter participativo e representativo, a discussão e a proposição de ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas globais.