“Uma nova forma de pensar a atuação ministerial”, diz conselheiro do CNMP ao conhecer soluções de IA do MPRS
O Ministério Público gaúcho recebeu, nos dias 18 e 19 de fevereiro, a Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que realizou visita técnica institucional. O objetivo foi conhecer as soluções inovadoras desenvolvidas pela instituição no campo da inteligência artificial (IA).
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, reiterou o compromisso do MPRS com a atualização da instituição, com a otimização do trabalho de membros e servidores e, por fim, com o atendimento ao cidadão. "Mais de 40 milhões de processos tramitam pelo MPRS, sobrecarregando nossos sistemas e tornando nosso cotidiano desafiador. Temos observado como a utilização da inteligência artificial já vem mudando a nossa rotina e muito nos honra sermos referência para o MP brasileiro” disse Saltz. .
As soluções foram detalhadas pelo subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica do MPRS, João Cláudio Pizzato Sidou, que apresentou os avanços tecnológicos implementados na instituição, com destaque para o uso da IA na otimização do fluxo de trabalho. Também foram compartilhadas outras soluções inovadoras do MPRS, como a ferramenta de transcrição de áudio e vídeo e a plataforma de atendimento automatizado ao cidadão. “Essas iniciativas fazem parte de um ecossistema integrado de transformação digital que busca tornar o trabalho do MP mais ágil e acessível”, disse Sidou.
O presidente da comissão e da Estratégia Nacional do MP Digital, conselheiro Moacyr Rey Filho, explicou que a iniciativa da visita faz parte das ações da Estratégia Nacional do MP Digital para fomentar a modernização e a transformação digital no Ministério Público e destacou o potencial do sistema de análise de expedientes para ser expandido a outros Ministérios Públicos do país. “O que vemos aqui não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas uma nova forma de pensar a atuação ministerial. Esse modelo pode ser um divisor de águas para a modernização do MP brasileiro”, afirmou o conselheiro Moacyr Rey Filho.
Ao final do encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação para fomentar a adoção dessas tecnologias em outras unidades do Ministério Público.
COMISSÃO
Também integraram a comissão o procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) José Eduardo Sabo Paes; o vice-procurador-geral institucional do MPDFT, Antonio Marcos Dezan; o promotor de Justiça do MPDFT Rodrigo Fogagnolo; a assessora-chefe da CPE, Bruna Damacena; o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MPDFT, Rodrigo Castro; e o membro auxiliar Paulo Cesar Zeni, promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.