MPRS reúne futuros gestores dos municípios do Vale do Taquari para tratar sobre efeitos das mudanças climáticas na região
A Promotoria Ambiental da Bacia Hidrográfica do Vale do Taquari promoveu, na sexta-feira, 13 de dezembro, uma audiência com as futuras administrações municipais das cidades da região. O encontro, que reuniu prefeitos e vereadores eleitos, contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e promotores da região.
“O objetivo do encontro foi viabilizar uma equalização de entendimentos a respeito dos estudos científicos que tratam de questões relacionadas ao Vale do Taquari, de modo a passar o maior número de informações aos futuros gestores e futuros legisladores sobre estudos, sobre o funcionamento do plano Rio Grande e do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, com relação às mudanças climáticas que causaram os eventos no ano passado e maio deste ano, além das consequências e das circunstâncias hidrológicas da Bacia do Vale do Taquari”, explicou o promotor Sérgio Diefenbach, titular da Promotoria Ambiental do Vale do Taquari, que avaliou como positivo o retorno dos participantes. “Foi importante para gerar embasamento e cultura de entendimento de acordos e ajustes que se farão necessários nos próximos anos”, explicou Diefenbach.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou a importância da atuação do MPRS e os desafios durante as enchentes. "O trabalho dos promotores da região foi excepcional. Mas ainda temos muitos desafios pela frente e precisamos da união de todos para conseguirmos reconstruir a região".
Participaram da reunião o secretário-geral do MPRS, Gilmar Maroneze, a secretária de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, o professor Joel Goldenfum, secretário executivo do Comitê Científico, os promotores de Justiça João Pedro Togni, Ana Emília Vilanova, Diego Prux, Marcos Eduardo Rauber, Carla Pereira Rêgo Flôres Soares, Daniela Pires Schwab, Heráclito Mota Barreto Neto e Fernando Buttini, representantes da Justiça Federal, prefeitos eleitos, e representantes da Defesa Civil de diversos municípios da região.